E-book com 26 contos, escritos entre 1988 e 2000, boa parte deles publicados em coletâneas no Brasil e em jornais de Belém do Pará, além do site OVERMUNDO. www.overmundo.com.br/perfis/nato-azevedo http://natoazevedo.blogspot.com/
quarta-feira, 15 de abril de 2009
RESUMO DOS CONTOS
Considerações sobre "QUASE NADA..."
Em se tratando de livros 'QUASE NADA..." será a primeira publicação deste Autor, embora já tenham sido lançados em edição artesanal (em xerox) os livretos "Palavras ao Vento" -- de poesias, com 200 cópias, em Belém, 1985/87 -- e um "Quase Nada" com variados textos (músicas, crônicas, poemas, contos, ilustraçes), este último com tiragem de 80 exemplares, entre 1988/1990.
Minha obra atual contém apenas contos, englobando o que de melhor produzí nos últimos vinte anos, boa parte deles com pitadas de non-sense e de absurdo, mas algo também baseado em minha vivência no que ainda resta da outrora exuberante Amazônia, em 24 anos de convivência com suas coisas, ´pessoas, hábitos e... tradições.
Os originais de "QUASE NADA..." se compõem de 95 laudas com 36/38 linhas datilografadas em espaço 2, papel ofício A4, com 70/74 toques por linha. Constam do futuro livro os 25 contos abaixo discriminados em breve RESUMO, além de prefácio do próprio Autor e uma Apresentação (ou Crítica), estando previstas capa/contracapa em policromia.
SUMÁRIO (resumo dos contos)
01 - MANJAR CELESTIAL - os primeiros missionários que povoaram o Brasil enfrentaram muitos inimigos; pajés invejosos, costumes adversos, as tentações da carne e também fiéis... canibais. Frei Barnabé Tello lutou para superar tudo isso.
02 - UM PRESENTE ESPECIAL - a vida nos garimpos pode mudar de um dia para outro mas, mesmo assim, sorte e azar são como irmãos siameses... andam sempre juntos !
03 - O IMPASSE - o terreno atrás da igreja-matriz era só um brejo, contudo os dois fazendeiros mineiros vivam às turras por causa dele. Nem o vigário local conseguiu resolver a pendenga. Foi preciso contratar um Juiz de Paz de outra cidade para desfazer o impasse.
04 - TIRO E QUEDA / QUEDA E TIRO - a partir de fatos e notícias do dia-a-adia, principalmente de jornais, surgem minicontos onde o inverossímil impera e a fantasia é mais real que a própria realidade.
05 - A ÚLTIMA CHANCE - jogos de azar são a única oportunidade que a maioria tem de mudar de vida. Um jovem nissei também teve, com a Lotomania, sua derradeira chance. Só mesmo um terremoto (no Brasil?!) poderia arrasar sua sorte.
06 - MERCADORIA DE NATAL - dezembro é tempo de visitar amigos e parentes que não se vê durante o ano inteiro. É Natal... tempo de vender quase tudo, inclusive um filho !
07 - O FANTASMA DO SINO - estradas, à meia-noite, são terreno propício para o surgimento de almas penadas, bruxas e fantasmas. Dessa sina não escapam nem as rodovias amazônicas.
08 - O LABIRINTO - "quem tem um, não tem nenhum", diz velho ditado popular. O aposentado Orinaldo pensava assim, quando invadiu o lote desocupado de um seu vizinho de posses. Recebeu em troca uma lição i-nes-que-cí-vel.
09 - MINIDRAMA EM 2 ATOS - temas distintos em dois minicontos com um p no fantástico e final-surpresa.
10 - UM SINAL DO ALÉM - os deuses sempre escrevem certo mas nos negamos a ver seus sinais. O "médium" Dr. Nicolau cometeu o maior rro da sua vida ao desdenhar o jovem pivete "Didi". Ah, se arrependimento matasse!
11 - O SAL DA TERRA - finalmente a centenária castanheira tombou, ferida por machados e serras elétricas. Morreram com ela os sonhos e os devaneios sentimentais de meia cidade, soterrados sob cimento e pedras.
12 - O ÚLTIMO PESADELO - curtindo a sesta debaixo de frondosa mangueiro o caboclo parauara sonhava feliz. Acordou apenas para assistir ao maior pesadelo de sua existência.
14 - SOLUÇÃO CRIATIVA - definitivamente, o Céu estava uma bagunça e nem o Criador conseguia dar um basta naquela baderna. Ento, Deus convocou São Pedro, que intimou São Benedito, que reuniu o pessoal... daí, surgiu a solução!
15 - MANCHETE FATAL - êle "bolara" e executara o crime perfeito. Houve apenas um senão... a manchete fatal !
16 - O "RABO" DO TATU - uma curiosa estória sobre caçadas, tatus, caboclos, seus patrões da cidade e de como preconceitos arraigados influenciam a vida de quase todos, no interior.
17 - CINEMA DE VANGUARDA - êle foi prestigiar o cinema nacional, nos anos 70, num pulgueiro em Botafogo. Quase apanhou do "lanterninha" e acabou sendo atropelado pela "carrocinha".
18 - O ETERNO COMBATE DOS VENCIDOS - breve alegoria a respeito da medicina, sobre médicos e sua luta para salvar vidas.
19 - A ÚLTIMA CEIA - o imperador Nero estava intrigado: seus magnficos leões recusavam-se a devorar escravos africanos. Sua Majestade ordenou que descobrissem porquê !
20 - PAISAGEM AMAZÔNICA - todos se foram, só êle ficou ali, entre matas e águas. Mas, a bem da verdade, nem êle estava l !
21 - BENÉ, O "DENTE DE OURO" - nas Minas Gerais dos inconfidentes "Bené" era somente um jovem escravo a serviço do ideal de libertar seus irmãos de côr. Até que seu senhor descobriu...
22 - O OLHAR PENETRANTE DA NOITE - a Noite na floresta tem alma, olhoshipnóticos, mãos geladas e sussurra convites aos mais incautos.
23 - REVELAÇÃO DO ANO - o marceneiro desesperançado decidiu mudar de ramo e de vida. Pelas mãos de seu casal de filhos de 10-12 anos virou pintor, artista de renome nacional e, por fim, criou uma ONG milionária para formar no morro outros tantos "gênios" mirins.
24 - UM ASSASSINO EM POTENCIAL - os passarinhos da garotada do vilarejo estavam sumindo misteriosamente. Era preciso achar o ladrão o mais rpido possível... e matá-lo, se necessário.
25 - JARDIM DE SONHOS - metáfora lírica que versa sobre os amores (platônicos ou verídicos) do Autor quando jovem.
26 - "CONTOS" DE UM CANTO... SÓ! - mantendo o "estilo" iniciado em Tiro e Queda, trata de re-visões do dia-a-dia do homem comum, além de textos nascidos das notas & notícias (re)tiradas de jornais e revistas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário